mayo 13, 2010

Buddha Sakyamuni







Para cada um dos seres vivos que compareceram ao ensino do Dharma, o Buddha enviou um feixe luminoso de cinco cores para iluminar as seis espécies de criatura vivas. Estas cores simbolizam seus cinco poderes sobrenaturais, sua inteligência e sua ciência que são as origens de sua aura.

A bandeira budista existe desde 1885 no Ceilão. É o fruto da concepção do coronel norte-americano Olcott, um budista fervoroso que se serviu das 5 cores que compõem a aura do Buddha. Esta bandeira foi adotado pela associação budista cingalesa para a cerimônia das cores.

Por que a bandeira budista tremula ao vento em todos os lugares no mundo?
A 25 de maio de 1950, 26 delegações representantes de 26 nações se reuniram em congresso na cidade de Colombo e escolheram esta bandeira, oficialmente e por unanimidade, como sinal da unidade budista no mundo. Esta bandeira simboliza uma convicção justa e o amor firme pela paz de todos os budistas sem distinção de raça ou ideologia, firmemente decididos a unir e a agir debaixo da égide iluminada do Buddha.

Por esta razão que a bandeira budista foi concebida com seis tiras de cinco cores (azul, amarelo, vermelho, branco e laranja), a sexta banda constituí a reunião das cinco cores acima mencionadas.

Seguindo os ensinamentos budistas, as seis bandas de cores representam as fontes de aperfeiçoamento cada uma tendo poder de eficiência maravilhosa.

1. A banda de cor azul, “símbolo da meditação”, também representa o “estado de êxtase” inclusive a virtude imensa e calma, a inteligência absoluta. Por meio da meditação a pessoa chega a possuir todos os segredos da existência no universo.

2. A banda de cor amarela clara, “símbolo do pensamento justo”, é ele mesmo, como a pureza e a serenidade, para a origem da inteligência.

3. A banda de cor vermelha, “símbolo da energia espiritual”, permite o aperfeiçoamento da inteligência necessária para o doar luminoso da sublime herança religiosa do Bhagavan e para a propagação de seus ensinamentos conduzindo todas as criaturas à meta: o Nirvana.

4. A banda de cor branca, “símbolo da fé”, jóia preciosa para o Dharma. Com a fé a pessoa compreende os ensinamentos do Buddha e a pessoa tem todas as chances de elevar-se ao estado de Buddha.

5. A banda de cor laranja, “símbolo de inteligência”, é uma amálgama das quatro cores acima citadas tudo como inteligência é a cristalização das quatro fontes que precedem. Toda vez que um pensamento se manifesta, a meditação e ainteligência nascem de uma maneira maravilhosamente clara e eficiente.

6. A sexta banda é constituída pela reunião das cinco cores, simboliza a não discriminação entre as cores, as fontes. Esta síntese representa o caracter harmonioso, sem mêdo ou inquietude, de uma religião que prega a compaixão e alegria na servidão.

As explicações acima são tirados dos ensinamentos budistas. Todavia, as leis budistas não são outras que as leis da sociedade. Sob este ponto de vista, a bandeira budista simboliza também o pensamento corrente de todas as nações sem distinção de cor de pele, ideologia política ou de raça, juntando à verdade eterna do universo infinito pregada pelo Buddha Sakyamuni.

Realmente, esta bandeira é a mensageira da verdade e compaixão. Ela nos incita a perseverar em nossos esforços para o estabelecimento de uma nova era plena de esperança, baseada na felicidade e na paz do mundo.

Rezemos então para a longevidade desta bandeira que sempre tremulará ao vento com o ensino eterno do Buddha.

No hay comentarios.: